sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Quarto livro e Press Release das viagens 1621


Pedro Vasconcelos,autor de 1613, 1617 e 1621 está neste momento em plena investigação do seu quarto livro.

Publicou 1621 em 2009, com o qual terminou a primeira trilogia sobre a princesa Nenu.

Press Release sobre viagens de investigação do 1621:

Em 2008, foram realizadas três viagens para esta obra: Uma a Madrid, ao Escorial para consulta de documentos, sobretudo a biblioteca de Al-Mansur. Outra a Marrocos, onde visitou Fez, Meknes e Tanger (apoio Mercedes / Europcar).

Em Abril e Maio fez o autor a terceira viagem: Lisboa, Faro, partindo para Barcelona (Espanha), Cassis (França), Genova (Itália), Alessandria (Itália/Lombardia), Chambery (França/Savoia), Metz (França/Franco Condado), Luxemburgo (Luxemburgo), Arlon (Bélgica), Antuerpia (Bélgica), Amesterdão (Países-Baixos). Regressando a Lisboa por Paris, Barcelona, Toledo.

A totalidade desta viagem foi de oito mil quinhentos e vinte e cinco quilómetros, realizados num Mehari Citroen de '81, amarelo. Este veículo é um "vintage" inscrito nos clube 2cv/Dyane de portugal e Mehari Club de Cassis. É um carro lento, introduzindo à semelhança do conceito conhecido como "Slow Food", um certo conceito de "Slow Drive", optando-se por percursos nas estradas secundárias fugindo sempre que possível às auto-estradas.

Parte desta viagem, entre Genova e Arlon, respeitou o percurso chamado "El Camino Espagnol"; um corredor militar que permitia aos exércitos espanhois contornar a França para chegar à guerra da Flandres. Houve vários percursos entre 1567 e 1593 nas doze expedições que se realizaram. Foi escolhida como percurso de investigação a primeira expedição, comandada por Fernando Álvarez de Toledo y Pimentel, terceiro duque de Alba (imagem de quadro) com dez mil soldados e durou cinquenta e seis dias. Este percurso faz parte do livro 1621.

À semelhança das outras viagens de investigação já realizadas pelo autor, esta teve como objectivo a recolha de imagens, visitas aos locais históricos (sobretudo fortalezas e vestígios da guerra da Flandres), histórias da cultura local e levantamento antropológico de algumas situações relacionadas com as superstições e crenças religiosas do século XVII.

1 comentário:

Ana Paula Fitas disse...

Depois de 1613 e 1617, 1621 promete... aguardo com muita expectativa o próximo livro de Pedro Vasconcelos... a quem dedico a Mandala inserida em "A Nossa Candeia".